É impossível resistir ao um brigadeiro, na minha humilde opinião ele é o rei dos doces!!!!!! Com certeza é o doce mais clássico que existe no Brasil, e uma delicia tentadora!
Como nem tudo são flores, esse reizinho vem acompanhado de muitas calorias…. mas a receita de hoje vem justamente mostrar que é possível comer um brigadeiro sem enfiar o pé na jaca (só não vale comer a receita toda….rs)
Além de light, esse brigadeiro também é diet, ou seja, pessoas que não podem ingerir açúcar estão liberadas para se deliciar também!
Como minha mãe e minha cachorra Nala são diabéticas ultimamente tenho buscado receitas que ela também possa comer (minha mãe e não a Nala :P) , afinal nada mais chato do que ver todo mundo se lambuzando e vc não poder né?!?!?
O resultado dessa receita é surpreendente! Um brigadeiro delicioso e supeeeer levinho que derrete na boca, eu sinceramente me surpreendi muito com o resultado e desde que descobri essa receita ela virou um grande coringa 😉
Bom chega de blá blá blá e vamos lá descobrir como fazer essa delícia:
Ingredientes
125g de chocolate em barra diet picadinho
1/2 xícara de leite desnatado
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de margarina light
1 xícara de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de amido de milho (Maizena!)
5g de adoçante de forno e fogão [PS: Esse adoçante não é aquele que colocamos no cafézinho, ele é um adoçante próprio para receitas e é encontrado muito facilmente em qualquer supermercado – para saber o quanto representa 5g vc deve ler na própria embalagem, eu uso sempre a marca Tal & Qual e 5g são 2 1/2 colheres de sopa]
Modo de preparo
1) Bata no liquidificador o leite, a água, o leite em pó, o amido e a margarina, até obter uma mistura bem homogênea
2) Em uma panela coloque essa mistura e adicione o chocolate picadinho
3) Em fogo médio cozinhe a mistura até obter uma massa bem homogênea que desgrude completamente do fundo da panela, aos poucos ele vai mudando de cor até que fique com cor de brigadeiro – é muito importante não parar de mexer, vai demorar mais ou menos uns 10 minutos para que ele fique no ponto que é diferente do ponto de um brigadeiro comum, pq ao quando estiver pronto vc já vai ter uma massa super homogênea (quando no brigadeiro comum a massa só fica “pronta” depois de esfriar)
4) Quando vc chegar no ponto de massa, desligue o fogo e adicione o adoçante e mexa muito bem para que ele possa ser complemente incorporado na massa
5) Deixe esfriar para então poder fazer as bolinhas
Importante: Se vc for fizer a versão light pode colocar o granulado comum, porém para a versão diet a opção é ralar o chocolate em barra diet e passar o brigadeiro (passar rapidinho pq o chocolate ralda pode derreter na sua mão se demorar para passar), eu sinceramente não sei se existe granulado diet, em todos os lugares que eu procurei não encontrei, mas sinceramente o resultado com o chocolate ralado é infinitamente melhor pq ele derrete assim que vc coloca na boca (uma coisa de doido e tão gostosoooooo ♥)
Eu estou completamente apaixonada por essa receita! Tenho certeza que ela vai fazer parte da sua vida assim que vc der a primeira mordida nessa delícia também!.
Quando vc fizer essa delícia não esqueça de guardar uns para mim postar a foto com a #2pitadasdemari no insta e no face 🙂
Pitadinhas de Mari C.