[CLÁSSICOS] Tiramisù

Essa sobremesa pode ter um nome chique mas é tão fácil de fazer que você vai se perguntar por quê até hoje não fez! (foi o que eu me perguntei, na verdade! haha)

O Tiramisù é uma sobremesa italiana, a base de bolacha tipo champagne embebida em café, creme de queijo mascarpone e um toque de chocolate em pó. É uma sobremesa bem diferente das que estamos acostumados a ter no Brasil porque não é tão doce, é bem mais suave com um toque amargo do café, mas na medida certa.

Como é bem difícil encontrar queijo mascarpone no Brasil, a não ser em lojas especializadas ou raramente em um supermercado comum, adaptei e substitui pelo creamcheese. O mascarpone tem praticamente a mesma textura do creamcheese, porém não tem aquele toque salgadinho. Se você encontrar ele e quiser usar, sinta-se a vontade, mas se não encontrar pode substituir pelo creamcheese como eu fiz aqui. 😉

Uma das “traduções” do significado da palavra tiramisù é “que te faz levantar”, então levanta e já pra cozinha fazer essa sobremesa que é mais do que fácil! 🙂

TIRAMISÙ

Ingredientes:
1 xícara de creme de leite fresco ou mistura para chantilly
300g de creamcheese (ou queijo mascarpone)
2 colheres de sopa de rum ou licor de sua preferência
1 xícara de chá de café (feito mesmo!) bem forte
1 pacote de bolacha champagne
Chocolate em pó para polvilhar

  • Bata o chantilly até obter picos firmes. Se for usar o creme de leite fresco ao invés do chantilly, depois que ele estiver batido e firme, adicione 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de baunilha. Bata um pouco mais até incorporar.
  • Adicione o creamcheese (ou mascarpone), 1 colher de sopa de rum ou licor e bata até mais um pouco até incorporar novamente. Reserve.

Tiramisu - Massa

  • Prepare o café, pode ser coado normal ou aquele solúvel, mas faça ele bem forte!
  • Deixe ele esfriar e adicione uma colher de sopa do mesmo rum ou licor que você usou na base que queijo.

Tiramisu - Café

  • Agora é só a montagem! Eu fiz em uma daquelas formas de bolo tipo Pullman porque eu queria desenformar. Vou ensinar aqui como fazer nessa forma, mas se você preferir, pode fazer tipo um pavê, em uma travessa mesmo que vai ficar tão bom quanto! 😉
  • Forre a forma com um plástico (pra ficar mais fácil de desenformar depois).
  • No fundo, faça uma primeira camada com o creme.
  • Banhe as bolachas champagne rapidamente na mistura de café e faça uma camada. É muito importante que você não mergulhe a bolacha por muito tempo porque como ela é muito leve, vai absorver muito rápido o café e começar a se desfazer! Então banhe rapidinho mesmo!
  • Agora comece a intercalar as camadas: creme, bolacha com café, creme, bolacha com café, finalizando com uma camada de bolacha (no caso de desenformar, se for fazer na travessa, como um pavê, termine com uma camada de creme).
  • Leve para a geladeira por pelo menos 4 horas ou congelador por 2 horas.

Tiramisu - Montagem

  • Desenforme e polvilhe chocolate em pó por cima para finalizar. Eu quis fazer um enfeitinho e com um bico redondo fiz umas bolinhas de chantilly em cima, mas claro que isso é opcional!

Tiramisu - Finalização

Deixe na geladeira até a hora de servir! Aliás, é bom polvilhar o chocolate na hora de servir só, senão ele vai começar a umedecer e não vai ficar tão bonito!

Tiramisu - Fotos Finais

Agora, como sempre, é a sua vez de aproveitar esse fim de semana pra surpreender e fazer essa receita pro almoço de domingo! Quando fizer tira uma foto e marca a #2pitadasdemari pra gente ver e curtir também!

Pitadinhas de Mari E.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s